Controle de Derramamentos e Vazamentos de Óleo

O tratamento usual de derramamentos ou vazamentos acidentais de óleo na água é feito normalmente com a contenção do derrame e depois se completa o tratamento com produtos que absorvam ou dispersem o óleo no ambiente. Em qualquer dos casos os custos são elevados e por vezes o tratamento é quase tão desastroso para o meio ambiente quanto o derramamento em sí, pois os produtos usados como dispersantes e detergentes são, muitas vezes, mais poluentes do que o próprio óleo.

Uma alternativa limpa para estes tratamentos do óleo derramado em água é o uso de floculantes ou coagulantes naturais dispersos em argilas naturais que incorporam afinidades hidro-lipofilicas absorvendo o óleo na superficie da água coagulando-o e levando-o ao fundo para decomposição.

"Derrame em Rio

Derrame em Rio

Efeito do Óleo na Costa

Efeito do Óleo na Costa

Poluição em Marinas e Portos

Poluição em Marinas e Portos


Contenção do Derramamento

Contenção do Derramamento

Absoção da Mancha

Absoção da Mancha

Uso de Dispersantes

Uso de Dispersantes


Floculante de Óleo – Natural - OilFloc

OilFloc M

OilFloc M

OilFloc V

OilFloc V

O floculante pode ser usado sobre manchas e derrames de petróleo, óleos vegetais ou para aderir a superfícies como paredes, areia contaminadas, rochas e outras estruturas absorvendo a mancha de óleo das superfícies através de suas propriedades tensoativas.


A aplicação é feita diretamente através de pulverização nas superfícies contaminadas e sua eficiência será ativada com o aumento da energia cinética do movimento das ondas do mar.

Os óleos podem ter composição e propriedades variadas, mas, em geral, para óleos minerais se recomenda o uso de coagulante OILFLOC M e para derrames de óleos vegetais o OILFLOC V.

Coagulação

Aplicador

Aplicador

Aplicador

Aplicação

Aplicação


Aplicação & Funcionamento

Os absorventes floculantes em pó, logo após a absorção pelo óleo, carregam o óleo vegetal ou mineal para o fundo do tanque, lago ou oceano. O processo pode demorar entre 30 a 40 minutos para absorver e coagular todo o óleo.

Momento zero

Momento zero

5 minutos

5 minutos

15 minutos

15 minutos

20 minutos

20 minutos

30 minutos

30 minutos


As moléculas do coagulante se juntam ao óleo reduzindo a tensão interfacial entre o óleo e a água, absorvendo o óleo.

No fundo do corpo hídrico se promove uma dissolução e digestão lenta este óleo na água sob ação de microorganismos sem causar maiores danos na superfície. Além de quebrar a massa de óleo em gotículas de óleo e glóbulos aumenta a área de superfície do óleo emulsionado aumentando a oxidação biológica fazendo com que o óleo se degrade mais rapidamente do que o óleo que não tenha sido dispersos.

Abaixo, notar a aplicação e princípio de funcionamento:

Remoção de Óleo com Coagulante
Remoção de Óleo com Coagulante

O floculante aplicado em taxas adequadas não causa efeitos adversos mesmo em múltiplas aplicações ou dosagens propiciando sua degradação natural no fundo do tanque ou lagoa em ambiente anaeróbio de rápida digestação biológica.

O petróleo coagulado entra no processo de decomposição do sistema ecológico marinho pela ação de bactérias e outros microrganimsos que começam a degradação. Em seguida, colônias de protozoários e nematóides (pequenos vermes) vão agindo e continuando a degradação incorporando os subprodutos da decomposição à cadeia alimentar.

Principais Benefícios de Coagulantes nos Derramamento de Óleo

Podemos resumir as vantagens destes produtos:


Outros Produtos Oferecidos pela SNatural:




Desenhos e Fotos Meramente Ilustrativos
A SNatural reserva-se o direito de alterar as características de seus produtos sem aviso prévio
SNatural 1989-2011 | Tratamento de Água, Efluentes, Aquicultura e Paisagismo | Design JG
Voltar ao topo