Filtração de Lodo de Efluente em Indústria de Papel

Published On: 7 de julho de 20233,2 min readCategories: Bag Geotêxtil, Relatório
Conteúdo
Compartilhe este relatório

Relatório de Teste Nº:1011 – Data: 07/07/2023 – Identificação da Empresa: Indústria de Papel

Identificação do Problema:

Neste relatório testamos o Bag SNatural, bolsa fabricada em polipropileno ou poliéster para filtrar e desidratar diversos tipos de lodos e o polímero Natfloc SNatural que flocula efluentes aglutinando seus sólidos e melhorando a eficiência da filtração no bag.

Objetivo da Filtração com Bag Geotêxtil:

Identificar necessidade de floculação com polímero e geotêxtil filtrante mais eficiente na retenção dos sólidos para futura desidratação e descarte do lodo.

Lodo de Industria de Papel
Lodo Biológico para filtração com bag geotêxtil

Filtração do Lodo Tratado sem Polímero:

Inicialmente foi testada a filtração do efluente sem o condicionamento prévio com polímero, a fim de verificar a eficiência e qualidade do filtrado sem floculação.

Filtração em NT0.7 de Lodo sem Polímero

Pode-se observar que o filtrado resultante ainda possui coloração escura. Além disso, a filtração foi lenta por conta da alta carga de sólidos finos.

Floculação com Polímero:

Após testes preliminares para definir floculante mais eficiente, foi identificado o polímero Natfloc Catiônico de alta carga como o mais indicado.

O polímero é utilizado a uma solução de 0,3% e para cada 1L de água devem ser solubilizados 3g de produto, ou para cada 1m³ de água são 3kg de polímero.

Filtração NT0.7 de Lodo Floculado com Natfloc Catiônico

Observa-se primeiramente que o aspecto do lodo sofreu mudanças, este teve os sólidos finos aglutinados formando flocos maiores e a liberação de água livre. A filtração foi extremamente eficiente e podemos notar que o filtrado é livre de sólidos e coloração, além da filtração ter sido mais rápida que a anterior.

A menor dosagem eficiente de polímero identificada foi de 7mL de solução (0,3% de Natfloc) para 200mL de lodo, ou seja, para cada m³ deverão ser utilizados 35L de polímero. Como o produto foi testado numa solução à 0,3%, pode-se aumentar a concentração a fim de diminuir a litragem necessária no tratamento, tornando o processo mais viável e facilitado.

Amostras Filtradas

O efluente que foi condicionado previamente com Natfloc Catiônico teve uma eficiência superior na filtração e no filtrado resultante, já a amostra sem polímero teve a maior parte dos sólidos retidos na manta, porém houve coloração residual após o tratamento.

Sólidos retidos logo após filtração

Sólidos retidos após 2 dias de secagem

Resultado do Teste de Filtração de Lodo com Bag Geotêxtil

Resultado da Filtração com Bag Geotêxtil e Polímero Floculante

De acordo com os testes descritos neste relatório indicamos o tratamento prévio com polímero Natfloc Catiônico e uso do Bag NT0.7 para filtração do lodo.

Uso de Bag Geotêxtil na drenagem de lodo de Indústria de AlimentosFiltração com Bolsa Drenante de Lodo em ETE
Drenagem de Lodo de ETE com CoagulantesDrenagem de Lodo de ETE com Coagulantes

Leave A Comment

Conheça mais sobre nossas soluções em Geotêxtil

Acesse nosso material exclusivo sobre Bags Geotêxtil