Drenagem de Lodo de ETE com Coagulantes
Relatório de Teste Nº:1012 – Data: 21/07/2023 – Identificação da Empresa: Engenharia de Processo.
Identificação do Problema:
Efluente com lodo produzido em uma das unidades de tratamento de empresa de Engenharia de Processo. Lodo com carga muito alta de sólidos, coloração escura e sem água livre. Neste relatório testamos o Bag SNatural, bolsa fabricada em polipropileno ou poliéster para filtrar e desidratar diversos tipos de lodos e polímeros ou coagulantes que funcionam nos efluentes aglutinando seus sólidos e melhorando a eficiência da filtração no bag.
Objetivo da Filtração com Bag Geotêxtil:
Identificar necessidade de floculação ou coagulação e geotêxtil filtrante mais eficiente na retenção dos sólidos para futura desidratação e descarte do lodo.
Por conta do tratamento seguinte não é possível utilizar polímero catiônico.
Filtração do Lodo Tratado sem Polímero:
Inicialmente foi testada a filtração do efluente sem o condicionamento prévio com polímero e com geotêxtil NT1.0 que consegue reter sólidos mais finos, a fim de verificar a eficiência e qualidade do filtrado.
Filtração em NT1.0 de Lodo sem Polímero
Pode-se observar que o filtrado resultante ainda possui sólidos finos e coloração escura. Além disso, a filtração foi lenta por conta da alta carga de sólidos finos.
Floculação com Coagulação:
Inicialmente foi testada floculação com polímero aniônico, porém não houve nenhuma eficiência por conta da carga do efluente, assim partiu-se para coagulação com cloreto férrico. A dosagem mais eficiente de cloreto férrico foi de 0,5mL de coagulante para 200mL de efluente.
Filtração NT0.7 de Lodo Coagulado com Cloreto Férrico
Observa-se primeiramente que o aspecto do lodo sofreu mudanças, este teve os sólidos finos aglutinados formando flocos maiores e a liberação de água livre. A filtração foi extremamente eficiente e podemos notar que o filtrado é livre de sólidos e com baixa coloração, além da filtração ter sido mais rápida que a anterior.
A menor dosagem eficiente de coagulante identificada foi de 0,5mL de solução (40%) para 200mL de lodo, ou seja, para cada m3 deverão ser utilizados 2,5L de cloreto férrico.
Amostras Filtradas
O efluente que foi condicionado previamente com cloreto férrico teve uma eficiência superior na filtração e no filtrado resultante, já a amostra sem tratamento teve uma pequena parte dos sólidos retidos na manta e o restante se tornou residual após o tratamento.
Sólidos retidos logo após 1 dia da filtração
Resultado da Filtração com Bag Geotêxtil e Polímero Floculante
De acordo com os testes descritos neste relatório indicamos o tratamento prévio com coagulante cloreto férrico e uso do Bag NT0.7 para filtração do lodo.