Bag Geotêxtil para Tratamento de Efluente Têxtil

Indústria Têxtil Bag Geotêxtil

A indústria têxtil é uma das principais do país, com grande produção de efluentes, devido ao uso de grandes volumes de água na fabricação de peças e beneficiamento de tecidos. Estima-se que aproximadamente 10% da água do mundo é usada pelo setor têxtil, sendo que para a produção de uma simples camiseta são gastos 2.500L de água. Uma das soluções para a redução dos gastos com água é o uso de Bag Geotêxtil.

O Bag Geotêxtil é um saco de tecido resistente, que possui a capacidade de reter grandes volumes de água com resíduos. Além disso, ele é capaz de filtrar e tratar os efluentes gerados pela indústria têxtil, reduzindo assim os custos com descarte de resíduos. Cada vez mais as indústrias têm buscado soluções para a reutilização da água de seus processos, como é o caso do Bag Geotêxtil, que tem contribuído para a diminuição do desperdício deste recurso.

A indústria têxtil produz grandes quantidades de efluentes com o uso de grandes volumes de água na fabricação e beneficiamento de tecidos. Porém, a solução para redução dos custos com descarte de resíduos e reutilização de água já existe: o Bag Geotêxtil.

O Bag Geotêxtil é um saco de tecido resistente, que possui a capacidade de reter grandes volumes de água. Além disso, ele é capaz de filtrar e tratar os efluentes gerados pela indústria têxtil. Por isso, o uso do Bag Geotêxtil é a forma mais eficiente de tratamento de efluentes gerados pela indústria têxtil, diminuindo os custos com descarte de resíduos, sem comprometer a qualidade dos produtos e a reutilização da água. Não perca mais tempo e adote o uso do Bag Geotêxtil em sua indústria têxtil.

Melhore o meio ambiente e reduza os custos com descarte de resíduos!

Processo do Tratamento de Efluentes com Bag Geotêxtil

Em geral o efluente têxtil apresenta coloração escura e a maior parte dos contaminantes estão dissolvidos, além da presença de sólidos sobrenadantes. Após as duas etapas de tratamento, obtemos uma água de aspecto translúcido sem a presença de sólidos o que permite que água seja reutilizada em diversas aplicações, como na lavagem de pisos, limpezas em geral e até mesmo na lavagem de tecidos.

O tratamento proposto pela SNatural se inicia com a floculação do efluente por meio do polímero Natfloc, um floculante composto de grande cadeia polimérica que atua através das forças de interação de suas cargas elétricas, para separar os sólidos do líquido e decantá-los, clarificando a água.

A seguir faz-se a filtração em bags desaguadores, conforme foto abaixo, para retirar os sólidos da água. Para isso utilizamos o Bag SNatural, confeccionado em Não Tecido (específico para o efluente têxtil) de Poliéster que permite uma filtração rápida e simples, sem necessidade de equipamento ou maquinário.

Na imagem abaixo, observa-se os sólidos retidos na manta sem água livre presente.

Após a desidratação dos sólidos, o volume de descarte é reduzido DRASTICAMENTE, dependendo do lodo gerado, diminuindo os custos com descarte e possibilitando o reaproveitamento da água filtrada.

A dosagem de polímero e indicação do geotêxtil é realizada pela assessoria da SNatural, testamos o efluente em nosso laboratório gratuitamente e indicamos o tratamento personalizado, de acordo com as necessidades de cada cliente!

Filtração de Resíduos de Efluentes com Geotêxtil

Atualmente a SNatural oferece tratamento de floculação e desidratação para efluente têxtil para a água ser reutilizada em diversas aplicações, muitas vezes com eficiência suficiente para ser usada novamente na lavagem de peças. O tratamento é simples e se resume a uma coagulação com polímero, seguido de filtração.

Nesta foto ao lado são observadas as 3 fases do tratamento:

  • Efluente Bruto,
  • Floculado com Polímero SNatural
  • Após Filtração em Bag SNatural.
Efluente Bruto - Floculado com Polímero - Resultado da Filtração
Efluente Bruto - Floculado com Polímero - Resultado da Filtração

Resultado de Filtração de Sólidos com Bag Geotêxtil

BAG Geotêxtil - Mangote Lateral -50cmx50cm

Aplicações para o Bag Geotêxtil

Lodo de Esgoto

Lodo de esgoto é um resíduo rico em matéria orgânica gerado de
águas residuais ou nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs).

Efluente Industrial

Os processos industriais produzem lodos
orgânicos e minerais, que se tornam mais
simples de armazenar, transportar ou
descartar em sua forma seca.

Resíduos de Mineração

As operações geram continuamente um
grande volume de lodo que, dependendo de sua constituição, pode apresentar um grande risco ambiental.

Lodo de Construção

Este tipo de lodo é frequentemente encontrado em locais de construção onde há pouco espaço disponível para armazenamento.

Sedimentos de Efluentes

Os sedimentos presentes em diversos tipos de líquidos, efluentes, resíduos de retrolavagem e piscicultura entre outros.

Lodo de Lagos e Lagoas

O Bag Geotêxtil em aplicação aos sistemas de piscultura auxilia na qualidade da água, diminui a carga orgânica gerada e aumenta qualidade e visibilidade da água.

Modelos e Características do Bag Geotêxtil

* PS: Poliester; PP: Polipropileno

Gráficos Comparativos do Bag Geotêxtil

Teor de Sólido na Torta (%)
Gráfico de Captura de Sólidos (%)

Modelos de Bag Geotêxtil

Bag Vertical
Bag Horizontal
Bag Vertical Reutilizável

Tabela de Aplicações e Usos do Bag Geotêxtil

Não Tecido/Tecido Aplicações
NT 0.7 Indicado para lodos e lamas; Tamanhos menores; Pressão ou gravidade.
NT 1.0 Indicado lodos e lamas, efluentes com plástico, retenção de pequenos sólidos; Tamanhos grandes e pequenos; Pressão ou gravidade
T 4.1 Indicado para lodos e lamas; Tamanhos menores; Pressão ou gravidade
T 5.8 Indicado para lodos e lamas; Tamanhos médios; Pressão ou gravidade.
T 7.2 Indicado para lodos e lamas; Tamanhos grandes; Pressão ou gravidade.

Instalações de Bag Geotêxtil

Instalações de Bag Geotêxtil

Baixe nossa Apresentação

Tenha acesso a um conteúdo exclusivo sobre Desage de Lodo