Controle de Algas Verdes – Cianofíceas (Herbicida de Contato base Cobre) – CoperNat – 10
Sal de Cobre a 10% solução liquida ou Cobre Metálico Formulado a 2,5% i. a., pode ser aplicado na forma sólida ou liquida, em geral na forma liquida pela facilidade e segurança, é eficiente no controle de Algas Filamentosas, Spirogyra, Pithophora, Hydrodictyon, Oscillatoria, Algas Planctonicas, cianobactérias, Microcystis, Aphanizomenon, Anabaena, Chara e outras. Enquanto algicida controla especialmente algas filamentosas e algas cianoficieas; as aplicações podem ser localizadas ou em todo o tanque.
Dosagem (cobre requerido para tratamento de diferentes algas)
Os gêneros de algas listados abaixo são comumente encontrados. Use a menor taxa recomendada em águas brandas (menos de 50 ppm de alcalinidade) e a maior concentração em águas duras (acima de 50 ppm de alcalinidade).
Cálculo da Quantidade de Copernat 10
Calcular o volume de água do reservatório multiplicando a área superficial da lagoa em metros quadrados (m2) pela profundidade média (m) para obter o volume total em metros cúbicos (m3). Conhecendo a alcalinidade da água e a alga a ser controlada, determine a dosagem sabendo que 1 ppm de dosagem equivale a 1 gr de produto solido/m3 de agua total ou 10 ml de cobre formulado liquido/m3 de agua do tanque.
A dosagem, para aguas com alcalinidade de 100 mg de CaCO3/L podem receber ate 1 gr/m3 de produto em pó ou 10 ml/m3 de formulação liquida. Se a alcalinidade for de 50 ou 70 mg/l de CaCO3/L a dosagem poderá ser de 0,5 a 0,7 g/m3 do produto em pó ou 5 a 7 ml da formulação liquida.
O tratamento de algas pode resultar em perda de oxigênio pela decomposição de algas mortas. Essa perda pode causar morte de peixes. Portanto, para minimizar este risco, não tratar mais de metade da área da água em uma única operação e esperar pelo menos 14 dias entre os tratamentos. |O resíduo de cobre metálico não deve exceder 1 ppm de cobre metalico ou 4 ppm do sal (4 gr/m3 base seca ou 40 ml/m3 basa liquida).
Momento da aplicação
As aplicações devem ser feitas logo após o início do crescimento da planta; se o tratamento for retardado até que uma grande quantidade de algas esteja presente, maiores quantidades de cobre serão necessárias; o crescimento de algas é difícil de controlar com o produto quando a temperatura da água é inferior a 15°C ou quando a alcalinidade da água é superior a 50 ppm onde quantidades maiores do produto serão necessárias para controlar as algas; se possível, reduza o fluxo de água antes do tratamento e mantenha tudo parado por aproximadamente três dias após o tratamento ou até que as algas tenham começado a morrer; geralmente, é melhor tratar as algas em um dia ensolarado, quando é mais provável que elas estejam flutuando na superfície, onde podem ser pulverizadas diretamente.
Se houver alguma dúvida sobre a concentração a ser aplicada, é melhor começar com a concentração mais baixa dada nas instruções específicas abaixo.
Informações Técnicas de Segurança
Não aplique este produto de modo que os operadores ou outras pessoas tenham contato direto ou indireto com o pó, o liquido ou com vapores e sprays. Os operadores devem ter todas as precauções para evitar respingos, vapores e contato oral, visual e da pele com o produto. Não permita a entrada do trabalhador nas áreas tratadas durante o intervalo de entrada restrito de 48 horas.
Use todos os EPIs necessários para a entrada antecipada em áreas tratadas permitidas pelo Padrão de Proteção ao Trabalhador: roupas, luvas resistentes a produtos químicos feitas de qualquer material à prova d’água, sapatos mais meias e óculos de proteção (óculos de proteção, protetor facial ou óculos de segurança).
Tamanho de gota: aplique somente como spray médio ou grosseiro para evitar deriva.
Velocidade do vento: não aplique a velocidades do vento superiores a 24 km/h. Aplique este produto somente se a direção do vento favorecer a deposição no alvo (cerca de 5 a 18 km/h); não faça aplicações em condições atmosféricas instáveis. Para aplicação de solo, não aplique a alturas do bico superior a 1,2 m acima do objeto da aplicação.