Aeração de Água – Difusores de Microbolha – Ar Difuso
Condições anóxicas impedem o metabolismo dos animais, matando-os rapidamente. A falta crônica de oxigênio também reduz a resistência a doenças e impede que o animal se alimente adequadamente, sendo um problema fundamental na criação de peixes. Os peixes comem 1-2%/dia de seu peso produzindo fezes que geram amônia (NH3), gás sulfídrico
(H2S), ácido carbônico (CO2) e outros produtos tóxicos na água.
A presença de oxigênio evita estes problemas e permite aumento de lotação (biomassa).
O sistema de ar difuso por membrana é uma evolução do sistema mecânico, se destaca pelo baixo consumo de energia (redução de 40%), é o sistema de escolha para tratamento de efluentes industriais e esgoto doméstico.
Aeração extensiva de Piscicultura e Carcinicultura
Para Lagos e Tanques, equipamentos flutuantes reúnem eficiência, robustez, economia de energia e facilidade de manuseio. Na aeração por ar difuso, os equipamentos se adaptam às necessidades:
Equipamentos/Aeradores de Ar Difuso
Dados relativos a um consumo de oxigênio para manutenção de Tilápia de 50 mg de O2/hora/kg de peixe vivo e uma capacidade de dissolução de O2 de 0,80 kg de O2 /kwhora
Obs.: os dados de biomassa indicados para cada equipamento acrescentam-se às condições já existentes; cada tanque ou lago apresenta uma dada capacidade de lotação relativa à própria capacidade de gerar oxigênio, via bactérias e algas fotossintéticas. (Fotossíntese).
A instalação dos compressores 003 e 007 com 01 ou 2 difusores P15 ou P20 pode ser feita ate 1,5 m de profundidade. Para profundidades maiores os difusores precisam estar equipados com sistemas de flutuação: