Fazenda de Peixe 

Produção de Peixe sem Troca de Água

A piscicultura é uma atividade que permite obter grandes quantidades de proteína por unidade de área (30 a 45 kg/m2) com uso adequado de técnicas para produzir sem gasto de água e em pequenos espaços controlando substâncias tóxicas que deterioram a qualidade da água. Sem um manejo adequado os peixes ou morrem por falta de oxigênio ou param de crescer por estresse causado pela má qualidade de água.

Para manter a qualidade de água e o crescimento saudável dos peixes se utilizam sistemas biológicos de purificação da água (biofiltros) e aeração forçada, que permite o controle da DBO na água e da amônia viabilizando a produção de peixe em escala industrial.

Peixes Mais Cultivados no Brasil

Espécies testadas de agua doce, passíveis de criação em cativeiro:

A tilápia é uma espécie disseminada por todo o Brasil e que oferece boas oportunidades comerciais. A tilapicultura é o método de criação de tilápias.

Modelos de Tanques para Produção de Peixe

Podem ser usados Tanques Circulares em lona de PVC com proteção UVC, pré-moldados, com reforço externo em telas de aço ou caixas de água normais são uma boa alternativa de uso em explorações industriais com altura em geral entre 1,0 e 1,5 m. Para iniciantes recomendamos tanques no máximo com 10 m3 de água, capaz de suportar ate 300 kg de peixe num ciclo de 4 – 5 meses dependendo do tamanho juvenil ou da espécie. Utilizar a carga de biomassa de peixe ao redor de 20 a 30 kg/m3 pois lotações maiores podem criar dificuldades na manutenção da qualidade da água. Para uma produção mensal continua são necessários 4 a 5 tanques para que possamos ter peixes nas diversas fases de desenvolvimento.

A produção de Tilápias em climas quentes ou em estufas, num ciclo de 4 a 5 meses produz peixes para abate de 500 gr. Na engorda de Tilápias podemos estocar 1000 juvenis de mais de 25 gramas a cada mês e obter uma produção de até 300 quilos/mês de pescado para a venda.

Fazenda de Peixe – Módulo Produção – 300 kg/mês

Fazenda de Peixe – Módulo Produção – 300 kg/mês

Sistema de Purificação

O Biofiltro permite o desenvolvimento de colônias de bactérias especializadas que se alimentam dos dejetos e restos de ração existentes no tanque mantendo a água limpa e o desenvolvimento dos peixes. Cada sistema de produção é formado de pelo menos um tanque de produção, um compressor, difusores e mídia para desenvolvimento de biofilme.

O sistema de aeração é formado por um compressor e difusores e o biofilme (mídia), para purificação da água, é flutuante e de fácil de manuseio. A mídia é localizada num tanque independente e calculado na relação de 600 litros para cada caixa de 10 m3 ou 300 kg de biomassa.

Aquaponia

Os tanques são adequados para instalação de sistemas de Aquaponia, junto com os peixes onde os dejetos dos peixes são usados como nutrientes das plantas. O cultivo é feito bandejas flutuantes, e podem custear todo a produção do pescado.

Pode-se produzir cerca de 5.000 pés de alface ou 10.000 pés de agrião por mês e também se podem produzir frutas, flores e temperos com elevada qualidade sem o uso de adubos ou químicos.