Radiação Ultravioleta (UVC) – Desinfecção de Água, Efluentes e Água de Reuso

Filtro de Desinfecção Ultravioleta

Os filtros de desinfecção por ultravioleta (UV) são uma tecnologia eficaz para a remoção de microrganismos nocivos em diferentes tipos de ambientes. Seja em empresas, Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE), ou mesmo em residências, a tecnologia de desinfecção por UV tem se mostrado uma opção confiável para garantir a qualidade da água e a segurança de seus usuários. Em empresas, os filtros de desinfecção por UV são frequentemente utilizados em processos produtivos e de higiene, enquanto em ETAs e ETEs são empregados na desinfecção de água potável e águas residuais, respectivamente. Já em residências, os filtros de desinfecção por UV podem ser utilizados para garantir a qualidade da água potável consumida pela família.

Neste artigo, vamos explorar como os filtros de desinfecção por UV funcionam, seus benefícios e por que eles são uma escolha segura e eficaz em diferentes contextos. Leia mais para descobrir como um filtro de desinfecção por UV pode ajudar a manter a qualidade da água em sua empresa, ETA ou ETE e em sua residência.

Radiação Ultravioleta (UV)

Comprimento da Onda de Desinfecção UltravioletaA radiação ultravioleta substitui o cloro, o ozônio e outros oxidantes na desinfecção da água. A radiação UV usada para desinfecção gerada por lâmpadas de mercúrio, penetra no corpo dos microrganismos, altera seu código genético e impossibilita-lhes a reprodução.

A radiação ultravioleta (UV) é formada por faixas de radiação com características e aplicações práticas diferentes umas das outras. A UV-C ou faixa UV germicida, também conhecida como “UV de onda curta” ou radiação ultravioleta (UV), com comprimentos de onda entre 100 e 400 nanômetros, altera o material genético dos microrganismos (DNA), impedindo sua multiplicação. A aplicação da radiação UV, não acrescenta nem insere nada à água e não altera as características físico-químicas da água.

A radiação do sol inclui em sua radiação, ondas de rádio, radiação infravermelha, luz visível, raios-x, raios gama, raios cósmicos e radiação ultravioleta. A radiação ultravioleta faz parte do espectro eletromagnético não visível. O alvo principal da desinfecção por luz ultravioleta UVC é o material genético, também chamado ácido nucléico. Os micróbios são destruídos quando a luz penetra a célula e é absorvida pelo ácido nucléico. Esta absorção provoca um rearranjo da informação genética que interfere com a capacidade de reprodução da célula. Os microrganismos são inativados pela luz UV resultado de um dano fotoquímico ao ácido nucléico.

Focando na célula básica de bactéria, interessa a parede da célula, a membrana citoplasmática e o ácido nucléico. O alvo principal da desinfecção por luz ultravioleta UVC é o material genético, também chamado ácido nucléico. Os micróbios são destruídos quando a luz penetra a célula e é absorvida pelo ácido nucléico. Esta absorção provoca um rearranjo da informação genética que interfere com a capacidade de reprodução da célula. Os microorganismos são inativados pela luz UV resultado de um dano fotoquímico ao ácido nucléico.

Radiação Ultravioleta (UVC) – Dosagem e Qualidade da Água

Ação da Luz Ultravioleta em uma CélulaNa desinfecção ocorre uma redução na concentração de patógenos para níveis não infecciosos, podendo atingir vários níveis de redução. A dosagem de UV recomendada varia de acordo com o organismo e legislação em cada país. Em geral, para água potável e efluentes tratados se usam dosagens de 30 a 100 mW-seg/cm², respectivamente.

Para efluentes onde a carga bacteriana é de cerca 10^6 e 10^8 deve ser rebaixada a 10^3 (1000 ufc/100mml) para lançamento em rios classe 2 e 3. (Conama 357/397/430). Para reuso, exceto lavagem de carros e outros usos que requerem o contato direto do usuário com a água, a radiação ultravioleta é opção viavel. Também para descargas de Vasos Sanitários que exige coliformes fecais < 500 NMP e irrigação de pomares, cereais, forragens, pastagens e outros cultivos com limite de Coliforme fecal < 5 000 NMP/100 ml (NBR13969/97).

A radiação, que atinge os microorganismos é afetada pela turbidez da água, pela temperatura e pelos depósitos de materiais que se acumulam sobre a lâmpada. A presença de amônia, nitratos, nitritos e DBO, não afetam a radiação e sua penetração na água, mas o ferro e ácidos húmicos, ao contrário, absorvem a radiação, o pH, por sua vez, afeta a solubilidade dos metais e carbonatos e os sólidos em suspensão que podem abrigar os organismos da radiação.

Efluentes: com a tecnologia de radiação Ultravioleta (UVC) em efluentes nada é acrescentado à água, quando o efluente é despejado após o tratamento e a desinfecção, a água estará de acordo com os limites de microrganismos e sem subprodutos nocivos ao meio ambiente, formados com o uso do cloro, por exemplo.

A intensidade de radiação medida em watts.seg/cm2 ou Joules/cm2 (J/cm2) relaciona intensidade da lâmpada de ultravioleta com tempo de exposição. Dosagens de 8 a 10 j/cm2 a sobrevivência dos microrganismos, no caso a Eschirichia coli cai a 1/1 000 000.

Aplicações Específicas para a Desinfecção com Ultravioleta

Processos de oxidação avançada para efluentes: Redução de COT – Carbono Orgânico Total em processos de oxidação avançada, utilizando-se o peróxido do hidrogênio, ozônio e dióxido de titânio. Com estes processos, se oxidam efluentes de indústrias químicas, farmacêuticas ou cosméticas com a produção do radical OH+, que quebra cadeias complexas de efluentes, transformando-as em subprodutos inócuos como o monóxido de carbono (CO²).

Ultravioleta + Ozônio: O sistema/equipamento de Ultravioleta pode ser usado para gerar Ozônio e radiação UV ao mesmo tempo o que amplia a ação de desinfecção: água. Este sistema é muito usado na desinfecção de água potável; água de resfriamento; desinfecção de efluentes de indústrias desinfecção de água de processo; redução de odor, NOx e cor, processos de branqueamento; água mineral tratamento de lixívia, chorume; oxidação de gases mineralização de compostos orgânicos dissolvidos eliminação de AOx; redução de trialometanos (THM’s) remoção de ferro solúvel e manganês por oxidação

Linha de Equipamentos Ultravioleta UVNat

Equipamento de desinfecção de água por radiação ultravioleta
Equipamento de desinfecção de água por radiação ultravioleta
Sistema de Limpeza Interna do Equipamento de Desinfecção Ultravioleta

Equipamentos Ultraviolta

Instalações e Paineis de Controle

Equipamento de Desinfecção Ultravioleta de 7 Lâmpadas

Aplicações para o Filtro de Desinfecção Ultravioleta

A radiação Ultravioleta pode ser usada para desinfetar água potável e engarrafada, efluentes, salas de laboratório, dutos de ar condicionado, água de torres de resfriamento, alimentos e bebidas, água mineral, Biofarmacêutica , Químicas, Semicondutores, Aquicultura, Piscinas, Indústria automotiva, Reuso de água, Efluentes e Água Potável, Quebra de ozônio, descloração, processos de oxidação avançada para efluentes, redução de COT – Carbono Orgânico Total com ultravioleta em processos de oxidação avançada.

Efluentes: com a tecnologia UV em efluentes nada é acrescentado à água, quando o efluente é despejado após o tratamento e a desinfecção, a água estará de acordo com os limites de microorganismos e sem subprodutos nocivos ao meio ambiente, formados com o uso do cloro, por exemplo.

Água

  • Água potável;
  • Águas de Torre de resfriamento
  • Água gelada
  • Efluentes tratados
  • Controle de Algas em Aquários e Lagos decorativos;
  • Desinfecção de açúcar liquido
  • Desinfecção de água engarrafada
  • Sanitização de água de piscinas
  • Água de Processo

Ar

  • Salas de laboratórios;
  • Duto de ar condicionado;
  • Desinfecção de ambientes de alta circulação e de alto risco (Hospitais, clínicas, hotéis, restaurantes e entre outros.

Obs.: Para mais informações acesse https://tratamentodear.com.br/

Aplicação da Desinfecção Ultravioleta
Baixe nossa Apresentação

Tenha acesso a um conteúdo exclusivo sobre Ultravioleta