Radiação Ultravioleta com efeito Germicida para Tramento de Águas

Filtração e Desinfecção UVC

Para remoção de sedimentos e detritos além de desinfecção, os sistemas SNatural F+UV1000 e SNatural F+UV2000 são, respectivamente, equipamentos para desinfecção de água até 900 l/hora (casa com até 3 moradores) e 1800 litros/hora (casa com 6 moradores). O Sistema UV-2000 é o nosso equipamento mais vendido e pode incluir dupla filtração para sedimentos e filtro de carvão ativado para odores e mau gosto da água.

Em qualquer lugar onde pessoas se juntem, existe o risco de contaminações pela água. Mesmo o suprimento de água potável municipal não está livre de detritos da tubulação além de bactérias e vírus a exemplo de E.coli, Coliformes, Cryptosporidium, etc., que causam sérias doenças. Poços e fontes de água de superfície estão ainda mais expostos a contaminações de lençol freático, inclusive por adubos, nitrato, ferro, magnésio, sulfatos (odor), metais pesados, excesso de cloração, solventes orgânicos, detergentes e agrotóxicos, além da exposição da água a animais silvestres e domésticos e água de chuva.

Efeitos da Radiação Ultravioleta sobre os Microrganismos

Para controle destes problemas, além de turbidez, dureza, odores e contaminações, o tratamento se faz com filtros de areia, filtros de carvão ativado, resinas de troca iônica, etc.. Para controle de microrganismos especificamente, a escolha recai entre a desinfecção à base de cloro, ozônio ou mais recentemente a desinfecção por radiação ultravioleta (UV). No caso do uso do cloro, o mais comum e barato desinfetante do mercado, sabemos que o cloro reage com outros produtos químicos na água e produzem trialometanos (THM) como subprodutos, sendo prejudiciais à saúde ou conferir gosto ou cheiro desagradável à água, além de alergias e intoxicações.

UV-C ou faixa UV germicida, também conhecida como “UV de onda curta” ou radiação ultravioleta (UV), com comprimentos de onda entre 100 e 400 nanômetros, altera o material genético dos microrganismos (DNA), impedindo sua multiplicação. A aplicação da radiação UV, não acrescenta nem insere nada à água e não altera as características físico-químicas da água. Outra vantagem é que ao contrário de tratamento químico com cloro, com o tratamento por radiação UVC é impossível haver overdose na água com a luz UV e alterações físico-químicas da qualidade da água. Outra vantagem do tratamento com radiação ultravioleta UVC é que todos os patógenos são inativados instantaneamente ao contrario do cloro que precisa de 30 min de tempo de contato com a água.

A radiação do sol inclui em sua radiação, ondas de rádio, radiação infravermelha, luz visível, raios-x, raios gama, raios cósmicos e radiação ultravioleta. A radiação ultravioleta faz parte do espectro eletromagnético não visível.

Dosagem UVC e Qualidade da Água

Na desinfecção ocorre uma redução na concentração de patógenos para níveis não infecciosos, podendo atingir vários níveis de redução. A dosagem de UV recomendada varia de acordo com o organismo e legislação em cada país. Em geral, para água potável e efluentes tratados se usam dosagens de 30 a 100 mW-seg/cm2, respectivamente.
A Amônia, Nitratos e Nitritos, além da DBO, não afetam a radiação e sua penetração na água, mas o Ferro e ácidos húmicos absorvem a radiação, o pH afeta a solubilidade dos metais e carbonatos e os sólidos em suspensão e podem abrigar os organismos da radiação.
A legislação para água potável, regida pela Portaria 2914 de 2011 indica como parâmetros microbiológicos um máximo de bactérias heterotróficas de 500 ufc/ml e ausência total de coliformes fecais e Escherichia coli.

Dosagem Controle de 99,9% de Organismos (µWs/cm2 a 254 nm)
 Bactérias  Fungos
Bacillus anthracis 8,700 Aspergillus flavus 99,000
B. enteritidis 7,600 Aspergillus glaucus 88,000
B. Megatherium sp. (vegatative) 2,500 Aspergillus niger 330,000
B. Megatherium sp. (spores) 52,000 Mucor racemosus A 35,200
B. paratyphosus 6,100 Mucor racemosus B 35,200
B. subtilis (vegatative) 11,000 Oospora lactis 11,000
B. subtilis (spores) 58,000 Penicillium digitatum 88,000
Clostridium tetani 22,000 Penicillium expansum 22,000
Corynebacterium diphtheria 6,500 Penicillium roqueforti 26,400
Eberthella typhosa 4,100 Rhizopus nigricans 220,000
Escherichia coli 7,000

 

 

Algas / Protozoários

Leptospira interrogans 6,000
Micrococcus candidus 12,300
Micrococcus sphaeroides 15,400 Chlorella vulgaris (algae) 22,000
Mycobacterium tuberculosis 10,000 Nematode eggs 92,000
Neisseria catarrhalis 8,500 Paramecium 200,000

Qualidade da água na Transmissão de UV no Meio

Aspecto da Radiação Dentro do Equipamento e Desinfecção de Água Potável

claridade visual de uma água não é sempre um bom indicador de sua transmissão (Transmitância), uma vez que a água, mesmo clara à luz visível, pode absorver a radiação. A melhor forma de medir a transmissão de luz ultravioleta na água é amostrar comum fotômetro que mede a transmissão do comprimento de onda 254 nm.

A água, para permitir boa penetração da radiação e desinfecção deve conter os parâmetros indicados na tabela.

Linha de Equipamentos Ultravioleta UVNat

Equipamento de desinfecção de água por radiação ultravioleta
Equipamento de desinfecção de água por radiação ultravioleta
Sistema de Limpeza Interna do Equipamento de Desinfecção Ultravioleta

Equipamentos Ultraviolta

Instalações e Paineis de Controle

Equipamento de Desinfecção Ultravioleta de 7 Lâmpadas

Aplicações para o Filtro de Desinfecção Ultravioleta

A radiação Ultravioleta pode ser usada para desinfetar água potável e engarrafada, efluentes, salas de laboratório, dutos de ar condicionado, água de torres de resfriamento, alimentos e bebidas, água mineral, Biofarmacêutica , Químicas, Semicondutores, Aquicultura, Piscinas, Indústria automotiva, Reuso de água, Efluentes e Água Potável, Quebra de ozônio, descloração, processos de oxidação avançada para efluentes, redução de COT – Carbono Orgânico Total com ultravioleta em processos de oxidação avançada.

Efluentes: com a tecnologia UV em efluentes nada é acrescentado à água, quando o efluente é despejado após o tratamento e a desinfecção, a água estará de acordo com os limites de microorganismos e sem subprodutos nocivos ao meio ambiente, formados com o uso do cloro, por exemplo.

Água

  • Água potável;
  • Águas de Torre de resfriamento
  • Água gelada
  • Efluentes tratados
  • Controle de Algas em Aquários e Lagos decorativos;
  • Desinfecção de açúcar liquido
  • Desinfecção de água engarrafada
  • Sanitização de água de piscinas
  • Água de Processo

Ar

  • Salas de laboratórios;
  • Duto de ar condicionado;
  • Desinfecção de ambientes de alta circulação e de alto risco (Hospitais, clínicas, hotéis, restaurantes e entre outros.

Obs.: Para mais informações acesse https://tratamentodear.com.br/

Aplicação da Desinfecção Ultravioleta
Baixe nossa Apresentação

Tenha acesso a um conteúdo exclusivo sobre Ultravioleta