Radiação Ultravioleta com efeito Germicida para Tramento de Águas
Filtração e Desinfecção UVC
Para remoção de sedimentos e detritos além de desinfecção, os sistemas SNatural F+UV1000 e SNatural F+UV2000 são, respectivamente, equipamentos para desinfecção de água até 900 l/hora (casa com até 3 moradores) e 1800 litros/hora (casa com 6 moradores). O Sistema UV-2000 é o nosso equipamento mais vendido e pode incluir dupla filtração para sedimentos e filtro de carvão ativado para odores e mau gosto da água.
Em qualquer lugar onde pessoas se juntem, existe o risco de contaminações pela água. Mesmo o suprimento de água potável municipal não está livre de detritos da tubulação além de bactérias e vírus a exemplo de E.coli, Coliformes, Cryptosporidium, etc., que causam sérias doenças. Poços e fontes de água de superfície estão ainda mais expostos a contaminações de lençol freático, inclusive por adubos, nitrato, ferro, magnésio, sulfatos (odor), metais pesados, excesso de cloração, solventes orgânicos, detergentes e agrotóxicos, além da exposição da água a animais silvestres e domésticos e água de chuva.
Para controle destes problemas, além de turbidez, dureza, odores e contaminações, o tratamento se faz com filtros de areia, filtros de carvão ativado, resinas de troca iônica, etc.. Para controle de microrganismos especificamente, a escolha recai entre a desinfecção à base de cloro, ozônio ou mais recentemente a desinfecção por radiação ultravioleta (UV). No caso do uso do cloro, o mais comum e barato desinfetante do mercado, sabemos que o cloro reage com outros produtos químicos na água e produzem trialometanos (THM) como subprodutos, sendo prejudiciais à saúde ou conferir gosto ou cheiro desagradável à água, além de alergias e intoxicações.
A UV-C ou faixa UV germicida, também conhecida como “UV de onda curta” ou radiação ultravioleta (UV), com comprimentos de onda entre 100 e 400 nanômetros, altera o material genético dos microrganismos (DNA), impedindo sua multiplicação. A aplicação da radiação UV, não acrescenta nem insere nada à água e não altera as características físico-químicas da água. Outra vantagem é que ao contrário de tratamento químico com cloro, com o tratamento por radiação UVC é impossível haver overdose na água com a luz UV e alterações físico-químicas da qualidade da água. Outra vantagem do tratamento com radiação ultravioleta UVC é que todos os patógenos são inativados instantaneamente ao contrario do cloro que precisa de 30 min de tempo de contato com a água.
A radiação do sol inclui em sua radiação, ondas de rádio, radiação infravermelha, luz visível, raios-x, raios gama, raios cósmicos e radiação ultravioleta. A radiação ultravioleta faz parte do espectro eletromagnético não visível.
Dosagem UVC e Qualidade da Água
Na desinfecção ocorre uma redução na concentração de patógenos para níveis não infecciosos, podendo atingir vários níveis de redução. A dosagem de UV recomendada varia de acordo com o organismo e legislação em cada país. Em geral, para água potável e efluentes tratados se usam dosagens de 30 a 100 mW-seg/cm2, respectivamente.
A Amônia, Nitratos e Nitritos, além da DBO, não afetam a radiação e sua penetração na água, mas o Ferro e ácidos húmicos absorvem a radiação, o pH afeta a solubilidade dos metais e carbonatos e os sólidos em suspensão e podem abrigar os organismos da radiação.
A legislação para água potável, regida pela Portaria 2914 de 2011 indica como parâmetros microbiológicos um máximo de bactérias heterotróficas de 500 ufc/ml e ausência total de coliformes fecais e Escherichia coli.