Filtração de Água com Filtro de Inox
Remoção de Ferro e Manganês
A água retirada de um poço artesiano pode ter a presença de ferro e manganês dissolvidos que em contato com o ar se mineralizam e passam à água tons de amarelo e gosto adstringente impróprios para uso. A forma mais comum do ferro solúvel, encontrada em águas subterrâneas, é o Bicarbonato Ferroso Fe(HCO3)2 que em contato com o ar se oxida formando o Óxido Ferroso (Fe2O3) que turva a água.
O Ferro e Manganês depois de oxidados, mineralizados na forma de cristais, podem ser removidos em filtros comuns recheados com argilas de zeólitas catalisadas, em filtros de areia por gravidade (1m3/m3/hora) ou em filtros pressurizados de baixa taxa (10 m3/m2/hora) com areia e carvão ativado como polimento para água potável. Em qualquer dos casos, a água deve estar clorada de forma a garantir a oxidação destes compostos. A remoção de ferro e manganês em filtros de zeólitos é usada quando a concentração de ferro e manganês for relativamente baixa: ferro <5 ppm e o manganês <2 ppm. Acima destas concentrações é conveniente após a oxidação e proceder-se a uma decantação antes da filtração para evitar a obstrução prematura do filtro de areia e carvão colocado na sequência.
O ferro e manganês da água bruta devem ser totalmente oxidados com cloro, ozônio ou ar ambiente (oxigênio) para levar o ferro e manganês à forma oxidada insolúvel (Fe+3 e Mn+3). A oxidação sem cloro é feita com aeração antes do decantador e antes do filtro de polimento. A oxidação com cloro, normalmente hipoclorito de sódio dosado por bomba é outra opção comum. Com ferro e manganês acima dos padrões da portaria 518/2004 do Ministério da Saúde (ferro < 0,3 ppm e teor de manganês < 0,1 ppm) ou fora das especificações de uso industrial a água precisa ser tratada.
Para filtrar Ferro e Manganês em concentrações de Ferro abaixo de 2,0 ppm e Manganês abaixo de 0,1 ppm e pH 7,5: A agua deverá estar clorada com pelo menos 2 ppm de cloro e o pH para remoção de ferro ideal de 7,5 e para o manganês ideal de 8,5. Obs.: Para situações de ferro de 2 a 5 e manganês abaixo de < 2 ppm o filtro deverá ser sobre dimensionado.
Funcionamento: o meio filtrante retira o ferro (Fe+3) precipitado sendo retido no filtro; este íon Fe+3 será removido do leito do filtro pela retro lavagem, feita pelo menos uma vez por dia, que deve ser feita com água limpa e vazão 2 a 3 superior à vazão de filtração.
Filtrações com presença de ferro e manganês com Ferro acima de 5 e Mn acima de 2 ppm (mg/l), recomenda-se que se faça, após a cloração ou aeração, uma decantação destes elementos antes de entrar no filtro para evitar a rápida saturação que pode ocorrer no filtro. O filtro deverá ser retrolavado pelo menos uma vez ao dia mesmo nesta situação.
Esquema de Filtração
Aeração para oxidação de Ferro e Manganês
Recomenda-se este processo para águas ferruginosas onde o cloro não pode ser usado para oxidação. O Sistema de aeração é formado por um reservatório cilíndrico em PEAD onde a água é fortemente oxigenada através de bicos insufladores de ar e forte agitação.
Sistema de Aeração SNatural Ferrox
Meio Filtrante para Ferro e Manganês
Composição do Meio Filtrante: composto à base de zeolitos naturais e sintéticos, tecnicamente selecionados, processados, esterilizados e ativados, a fim de se obter uma alta atividade catalítica. A remoção do ferro e/ou manganês, se dá através do processo de oxidação e ou adsorção.
Modelos de Filtros para Tratamento de Águas e Efluentes
Meios Filtrantes para Purificação de Água Fornecidos pela SNatural
Acesse através de cada meio filtrante sua matéria exclusiva e entenda mais sobre cada meio filtrante fornecido pela SNatural Ambiente.