Flotação e Flotadores – Tratamento da Água
Flotação & Flotadores
A flotação no tratamento de efluentes e água separa líquidos de sólidos com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície facilitando a remoção.
São dois os tipos básicos de flotação: flotação por ar dissolvido, com microbolhas da ordem de micra e flotação por ar disperso, com bolhas maiores. A eficiência da flotação ou flotador depende da relação ar/sólidos e tamanho da bolha. O flotador funciona por redução de densidade das impurezas fazendo-as flutuar.
As microbolhas na câmara de flotação se prendem às partículas sólidas e óleos formando aglomerados carregados para a superfície formando uma espuma, então retirada. A flotação permite o controle e remoção de gases e odores da água e controle parcial dos agentes de produção de odores (microrganismos). Os flotadores podem ainda substituir clarificadores trabalhando em sobrecarga.
Flotadores operando sem coagulantes removem de 40 a 80% de sólidos em suspensão e óleos e graxas, com coagulantes podem retirar 80 a 93% dos sólidos e 85% dos óleos e graxas.
Os flotadores são usados como pré-tratamento da água e efluentes para redução de carga orgânica (DBO), pré-separação de resíduos minerais, vegetais e orgânicos, recuperação de óleos e
mulsionados, fibras de papel, efluentes de curtumes, refino de óleo, conservas, lavanderias, recuperação de lanolina, matadouros e frigoríficos, petroquímicas, fabricas de celulose e papel e mineradoras e adensamento
de lodo ativado produzido em reatores biológicos.
Os sistemas de flotação da SNatural podem ser do tipo Flotação em Coluna ou FAD (Flotação por Ar dissolvido) podendo ser conjugados para atender qualquer vazão necessária.