Biodigestores
Lavador De Gases
A aplicação principal deste equipamento, é a lavagem de gases produzidos no biodigestor dos excrementos de porco e cama de frango. O processo retira ate 95% do gás sulfídrico e com isto limitando o conteúdo no metano no máximo a 1,5%. Dos sistemas de lavagem de gases tipo gás sulfídrico que existem: sistema químico e sistema biológico, este lavador de gás funciona com bactérias tipo Thiobacilus Desulphovibrium, que metabolizam o gás sulfídrico (H2S) e expele enxofre molecular para ser retirado do sistema.
O lavador é constituído por um reservatório de água que contém um complexo enzimático degradativo dissolvido, que é bombeado e locomove-se continuamente pela coluna de separação. O gás entra também na coluna, no contra fluxo da água, de forma ascendente, pelo recheio ou enchimento suporte-residência à fauna bacteriana (Thiobacilus desulphovibrium) que entra em íntimo contato com os gases a serem lavados (metabolizados). Neste processo a bactéria, se utiliza do gás dissolvido na água e no ambiente usando-o como fonte de energia para seu desenvolvimento.
O bio-lavador de gases é composto de dois cilindros de tubo de PVC rígido constituído por três subconjuntos principais: o tubo do lavador, o tubo secador de gás e os equipamentos periféricos que são a bomba hidráulica centrífuga auto-escorvante, de 1/3 HP, 220 volts, monofásica, compressor de gás, especial para trabalho com gás metano e enxofre, válvulas e sistemas de comando.
Os gases, de forma ascendente entram num sub-conjunto espalhador que tem por finalidade pulverizar a água enviada pela bomba hidráulica de forma descendente e gravitacional. O gás é enviado pelo compressor formando um contra-fluxo entre o gás e água com a enzima. Finalmente o gás, já purificado abandona o tubo pela parte superior e sai do lavador sendo enviado ao sub-conjunto secador.
Este sistema de funcionamento é conhecido também como “stripping” de gases.
O Tubo secador é um tubo redondo que contém um mineral adsorvente de água. O que tem como finalidade, secar o gás que passou através do lavador, para transformá-lo num gás combustível neutro de uso geral.
Finalmente, o gás metano purificado com até 1,5% de gás sulfídrico, abandona o secador apto para uso como combustível.