Luminárias Anti insetos com Ultravioleta

As armadilhas luminosas são dispositivos de atração e captura de insetos nas formas aladas e que apresentam fototropismo positivo (atividade noturna e atração pela luz), principalmente nas ordens Coleoptera (besouros), Lepidoptera (mariposas), Heteroptera (percevejos, cigarrinhas e cigarras), Orthoptera (gafanhotos e grilos) e Diptera (moscas e mosquitos). O funcionamento fundamenta-se nas características da radiação luminosa do espectro eletromagnético, sendo a luz ultravioleta a mais importante. A captura é realizada quando o inseto, atraído pela luz, entra em contato direto com o cartão adesivo composto por resina e cera, imobilizando-o até morrer.

A armadilha luminosa contribui na redução de populações de pragas em ambientes onde outras formas de controle convencionais são basicamente impossíveis, evitando riscos de intoxicação humana pelo uso de inseticidas de origem químico.

Mosca-doméstica (Musca domestica)
Varejeira (Calliphora spp.)
Mosca-da-fruta (Drosophila spp.)
Mosca-dos-ralos (Psychoda spp.)
Mosca-de-estábulo (Stomoxys calcitrans)
Pernilongo-muriçoca (Culex quiquefasciatus)
Mariposa (Cadra cautella)
Cupim-de-madeira-seca (Cryptotermes brevis)

Contribuição de diferentes comprimentos de onda para as atrações de insetos voadores noturnos.O funcionamento fundamenta-se nas características da radiação luminosa do espectro eletromagnético (gráfico), sendo a luz ultravioleta banda “A” (UVA), com frequência de onda entre 315 e 400 nanômetros, a mais indicada para atrair o maior número de insetos, os quais usam essa luz como mecanismo de orientação natural na procura de alimento. A captura é realizada quando o inseto, atraído pela luz, fica preso na placa adesiva composta por resina e cera (Refil), imobilizando-o até morrer.

A armadilha luminosa contribui na redução de populações de pragas em ambientes onde outras formas de controle convencionais são basicamente impossíveis, evitando riscos de intoxicação humana pelo uso de inseticidas de origem químico.

Sistema de Luminária Anti inseto com Raios Ultravioleta

A SNatural apresenta uma nova linha de armadilhas luminosas UVA que combina maior eficiência na captura de insetos com economia de anergia (Imagem). O dispositivo foi desenvolvido com materiais anti-UV de alta qualidade, apresenta formato piramidal com base retangular 450 x 150 mm voltada para cima e de 201 mm de altura, para emitir luz indireta direcionada para cima. O primeiro diferencial da nova armadilha, em comparação com o mesmo tipo de armadilhas luminosas tradicionais no mercado (Alrmadilhas Arandelas), constitui a emissão de luz UV por meio de uma lâmpada fluorescente compacta, oferecendo maior potência de luz e menor consumo de nergia para atingir uma área de cobertura de 60 m2 aproximadamente. Além disso, como segundo diferencial, o medelo incorpora uma ventoinha que cria uma ligeira circulação de ar em sei interior, favorecendo a aproximação dos insetos ao refil e auxiliando o funcionamento dos componentes eletrônicos do sistema que compõem o sistema.

A poeira e outros possíveis fragmentos de resíduos de insetos são enviados para o fundo do aparelho e poderão ser recolhidos abrindo o pequeno compartimento que conforme o extremo inferior. Todas os equipamentos estão acompanhadas de um refil (placa adesiva), cabo de força tripolar bivolt 110-220 V para conectar na tomada de energia e controle para acionamento remoto; sendo necessário colocar dois parafusos na parede para fixação da armadilha. Recomenda-se seu uso em ambientes internos como casas, dormitórios, salas de café, refeitórios, salas de eventos, escritórios, locais gastronómicos, cozinhas, açougues, indústria de alimentos, indústria farmacêutica, clínicas, centros hospitalares, laboratórios, lojas e centros comerciais, entre outros.

Luminária Anti Insetos com Ultravioleta

Instalação das Armadilhas Luminosas

 Para conseguir uma ótima eficiência na colocação das armadilhas, tenha sempre em mente seguir as recomendações sobre sua instalação, posição, condições do local, assim como dicas para favorecer sua manutenção. As armadilhas sempre deverão ser instaladas perto de portas de acesso e outras aberturas, mas com a luz direcionada para o interior do ambiente, pois se a luz da armadilha estiver voltada para o lado externo do ambiente, ela pode ter um efeito reverso e acabar atraindo os insetos que estão do lado de fora para dentro. Outros cuidados recomendados são:

  • Evite instalar o aparelho próximo a fontes de luz.
  • Se possível, coloque as armadilhas próximas às portas de acesso, nunca por frente.
  • Não situe a armadilha em locais com possibilidades de chuva ou vazamentos.
  • Instale o aparelho a uma altura média de 1,5 a 2,0 m.
  • Instale a armadilha em áreas próximas ao lixo ou outros atrativos para os insetos.
  • Substituir refil com 80% da superfície coberta por insetos, normalmente acontece em 30 dias, as infestações altas demandam trocas mais frequentes.