Tratamento de Água e Efluentes

Filtração e Carvão Ativado

Devido às suas qualidades de adsorção das moléculas poluentes estas se concentrarem sobre a superfície do carvão ativado e são removidas. São utilizados em processos de filtração em que se deseja purificar, descolorir, recuperar e remover odores. O Carvão Ativado é um material poroso de origem natural e um poderoso adsorvente e usado para filtração e purificação de vários materiais como água e outros líquidos.

O carvão ativo em pó, tem grande área superficial, estrutura porosa bem distribuída, predominando médios e macro-poros; são utilizados em processos de filtração descontínuos principalmente de óleos e graxas, essências oleosas geradoras de odores e mau gosto na água. A seleção do tipo do carvão ativado para fazer a filtração, envolve considerações como processo, líquido a filtrar, possibilidade de regeneração, temperatura e custo.

Os carvões ativos estão disponíveis na forma granulada ou pulverizadas. Os carvões ativos granulados têm dureza para evitar perdas por fricção. A seleção do tipo do carvão ativado para fazer a filtração, envolve considerações como processo, líquido a filtrar, possibilidade de regeneração, temperatura e custo.

O carvão ativo pode ser misturado ao líquido a ser tratado filtrado e removido por filtração e/ou sedimentação, após um tempo de contato. Os carvões ativados são usados em filtros de decloração de águas potáveis ou industriais, no tratamento de efluentes, purificação de ar, purificação de gás carbônico, adsorção de álcool, desodorização de geladeiras, câmaras frigoríficas, tratamento de gases, recuperação de solventes, suporte catalítico, purificação de ácidos, tratamento de águas para filtros domésticos, gasolina e querosene e outras.

Suas aplicações vão desde a purificação de produtos químicos como a glucose, ácido lático, gelatina, cafeína, glicerinas, gorduras, ceras, óleos, carbonato de sódio, vinhos, sucos de frutas, bebidas alcoólicas, águas municipais, refino de açúcar, refrigerantes, sulfato de alumínio, fenol, antibióticos, sorbitol, manitol, dextrose, suporte catalítico, banhos galvânicos e outros.

Para remoção de cloro (Classe 1 > 75%): Processo para redução do cloro de águas tratada comercial e industrial. Utilizado para a remoção de compostos orgânicos, remoção do gosto e sabores desagradáveis provocados pelo cloro.

Usado onde há a necessidade de utilização de água isenta de cloro e compostos orgânicos (Padarias, cervejarias, perfumarias, farmácias, Indústrias de alimentos etc.).

O Meio filtrante: Carvão ativado granulado de origem vegetal, obtido pelo processo físico de ativação. Produzido a partir das cascas de cocos com granulometria ASTM 12 X 40 mesh.

Tabela de Filtro de Carvão Ativado

(*) Pressão de Trabalho: mínima de 2, média de 3,5 e máxima de 6 kgf/cm2

(**) Aço Carbono revestido internamente por Tinta Epoxi – Custo (menos) 25% o Inox 304

Manutenção:

Retro lavagem para limpeza do filtro e troca do carvão ativado (8 a 12 meses de uso) dependendo da qualidade da água.

Para obtenção de uma água pura e cristalina, atendendo aos parâmetros físicos químicos e bacteriológicos estabelecidos pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde.

Filtro Areia-Carvão

Uso: comercial e industrial; Processo para redução do cloro de águas tratada. Utilizado para a remoção de compostos orgânicos, remoção do gosto e sabores desagradáveis provocado pelo cloro.

Local de uso: Onde há a necessidade de utilização de água isenta de cloro e compostos orgânicos (Padarias, cervejarias, perfumarias, farmácias, Indústrias de alimentos etc.).

Meio filtrante: Carvão ativado granulado de origem vegetal, obtido pelo processo físico de ativação. Produzido a partir da cascas de cocos com granulometria ASTM 12 X 40 mesh.

Manutenção: Retro lavagem para limpeza do filtro e troca do carvão ativado (8 a 12 meses de uso) dependendo da qualidade da água.

Carvões ativados para controle de odor, mau cheiro e VOC’s

O carvão ativado é um produto que além de agir por seletividade, também age por afinidade, sendo que sua grande atuação está na adsorção de vapores orgânicos, como por exemplo: hidrocarbonetos, álcoois, cetonas, ésteres, etc., mas mesmo neste grupo de compostos orgânicos encontramos a seletividade, ou seja, sua capacidade de adsorção aumenta conforme aumentamos a cadeia carbônica dos anéis aromáticos. Entretanto, existem gamas de produtos no qual o carvão ativado ‘normal’ não possui afinidade e/ou a retenção, devido ao fato de sua taxa de adsorção ser tão pequena (< 1%).

Por estas razões, é que foram desenvolvidos os carvões ativados catalisados, onde carvão ativado ‘normal’ é impregnado com alguns produtos químicos específicos, de tal forma que ele consiga fazer a adsorção e retenção do um elemento em que não havia afinidade. Dentro de seus poros, o produto químico impregnado é reagido, formando um sal ou um complexo químico estável. Assim o carvão ativado passa a ter uma eficiência de adsorção destes gases.

Relação dos carvões com os compostos para retenção:

CARBONAT C-010…………………….. Para a retenção de vapores de mercúrio.

CARBONAT C-030…………………….. Para a retenção de compostos de enxofre em atmosfera sem oxigênio.

CARBONAT C-040…………………….. Para a retenção de iodo radioativa.

CARBONAT C-080…………………….. Para a retenção de gases ácidos.

CARBONAT C-140…………………….. Para a retenção de compostos de enxofre.

CARBONAT C-150…………………….. Para a retenção de vapores orgânicos.

CARBONAT C-170…………………….. Para a retenção de vapores amoniacais.

CARBONAT C-2010…………………… Para a retenção de monóxido de carbono.

CARBONATC-2030…………………… Para a retenção de vapores de formaldeído.

CARBONAT C-2050…………………… Para a retenção de gases nitrosos.

Tabela de abertura (mm) das peneiras da ASTM (mesh), utilizadas para a granulometria de carvões ativados:

GRANULOMETRIAS USADAS PARA CARVÕES ATIVADOS (mesh)

As granulometrias acima citadas cobrem praticamente toda a gama de necessidades práticas de utilização do carvão granulado para filtragem de água. Aberturas menores que a malha 80 Mesh já são consideradas como Carvão Ativado Pulverizado.

Filtros Carvão Ativado em Inox e PRFV

Inox – Filtro Misto Carvão Ativado + Areia – Sabor, Odor e Particulados

(*) Pressão de Trabalho: mínima de 2, média de 3,5 e máxima de 6 kgf/cm2

(**) Aço Carbono revestido internamente por Tinta Epoxi – Custo (menos) 25% o Inox 304

Funcionamento:

Modelos de Filtros (Modelo PRFV – Polietileno reforçado em fibra de vidro)

Taxa de filtração: 10 a 12 m³/m²h

Pressão máxima de operação: 6 kgf/cm²

Pressão mínima de operação: 2 kgf/cm²

Pressão ideal de operação: 3 a 4 kgf/cm²

Temperatura: > 5ºC e < 50°C

Construído em aço inoxidável 304L/316 ou Aço carbono revestido Epoxi.

Tubos e Conexões em PVC; Manômetro indicador de pressão; Retrolavagem através de registros; Fácil operação.

Meio filtrante natural e ecológico.

Características Construtivas dos Tanques

  • Internamente composto por um tanque em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), certificado pela NSF para água potável, reforçado com fibra de vidro externa e resina resistente a radiação ultravioleta (UV).
  • Válvula de Comando:
    • Manual: 3 posições de operação – Filtragem, Enxague Rápido e Retrolavagem
    • Automática (opcional): Retrolavagem controlada automaticamente por tempo ou por vazão.
  • Crepinas: Feitas em polipropileno com ranhuras de 0,25mm
  • Retrolavagem: recomendado a cada 3 dias para uso continuo ou 1 semana para uso intermitente com tempo de retro lavagem médio de 5 minutos.
  • Vida útil dos meios filtrantes: Naturox (1 ano); Areia (1,5 anos); Zeólita Natural (6 meses); Carvão Ativado (5 anos)

Eficiência na remoção de partículas: entre 5 a 30 micra, (classe IV). – NBR ASTM 14.908/04 MS

Partes Inclusas na Cotação (que acompanham ou são opcionais do filtro)

(*) a dosadora de cloro é obrigatória para a remoção de ferro e Manganês, para os outros filtros é opcional e não está incluída.

(**) Para remoção de manganês o pH ideal é 8,0 , caso seja necessário é obrigatório a instalação de uma bomba dosadora adicional para correção de pH.