NATUROX
O produto é usado basicamente em filtração de: O NATUROX é um meio filtrante catalítico, tecnicamente desenvolvido para remoção de ferro, manganês, arsênio, alumínio, e sulfeto de hidrogênio em águas.
- Água potável
- Água industrial
- Água mineral
VANTAGENS:
Comparado aos métodos usuais para remoção de ferro e manganês, o NATUROX apresenta as seguintes vantagens:
- Baixo custo de implantação;
- Não é necessária a utilização de regenerante (permanganato de potássio);
- Aprovado para utilização em água potável pela EUROPEAN STANDARD (prEN TG 950; prEN TG 951; ISO 3696; ISO 6333; 80/778/EEC);
- Tempo de vida útil estimado do NATUROX é de até 5 anos, quando utilizado dentro das especificações técnicas de uso.
PROPRIEDADES FÍSICAS:
• Coloração……………………………………….. Marrom escuro
• Forma……………………………………………………… Granular
• Densidade (g/cm³)……………………………………… 1,8 – 2,0
• Dureza (Moh)…………………………………………………. 3 – 5
• Tamanho das partículas menores (mm)…….. 0,35 – 0,85
• Tamanho das partículas maiores (mm)………………… 1- 3
• Coeficiente de uniformidade…………………………… < 1,60
• Mn…………………………………………………………………. 48%
OBS: toda água a ser tratada deverá ter pH superior a 7,5.
PROPRIEDADES QUÍMICAS:
Composto à base de zeólitos naturais e sintéticos, tecnicamente selecionados, processados, esterilizados e ativados, a fim de se obter uma alta atividade catalítica. A remoção do ferro e/ou manganês, se dá através do processo de oxidação e/ou adsorção.
RECOMENDAÇÕES DE USO:
O procedimento usual para filtros de alta pressão é a formação do leito filtrante com 50 a 100 quilos de NATUROX de baixa granulometria para cada m³ de água a ser filtrada, e NATUROX mais grossos de granulometria de 1 x 3 mm para a camada suporte.
Antes do uso, o leito preparado de NATUROX deverá ser vagarosamente retrolavado para a retirada de impurezas.
Cinco volumes de leito, geralmente, são suficientes para completar a lavagem, sendo colocado posteriormente em uso, descartando a 1ª metade de volume de leito de água filtrada.
A taxa de filtração indicada para sistemas de filtragem por gravidade é da ordem de 10 m³/m²/h, mas taxas maiores podem ser utilizadas em sistemas pressurizados. Para se obter uma maior eficiência do sistema, um tempo médio de 3 minutos de contato deve ser utilizada. A taxa de retro lavagem indicada é da ordem de 35 m3/h/m2.
A necessidade de realização de posteriores retro lavagens será verificada por meio de determinações periódicas das concentrações de ferro e manganês na água filtrada. Mantida as condições de pH, vazão e concentrações na água de alimentação, a periodicidade das retro lavagens será a mesma.
Devido às perdas ocorridas na retro lavagem, é necessária uma reposição anual de 2% do peso do NATUROX utilizado no sistema de filtragem.
ESTOCAGEM:
- O NATUROX pode ser estocado por tempo indeterminado.
- Não armazenar o NATUROX em contato com ácido clorídrico, ácido sulfúrico, cloreto de sódio, sulfatos ácidos, pois em contato com esses produtos poderá haver a formação de gases ácidos.
EMBALAGEM:
- O NATUROX é fornecido em sacos com de 25 Kg ou big bags de 1000 kg.
APLICAÇÃO:
O produto deverá ser aplicado conforme descrito abaixo:
- Para cada 1m³/hora de vazão, deverá ser utilizado de 50 quilos (teores de ferro + manganês inferiores a 5 ppm) a 100 quilos (teores acima de 5 ppm) do NATUROX;
- O produto deverá ser introduzido no filtro sobre a camada suporte;
- O sistema de filtração deverá ter distribuidores de fundo com rasgos inferiores a 0,30 mm, a fim de evitar a fuga do meio filtrante durante o processo de filtração.
- Com objetivo de melhorar a retro lavagem do meio filtrante, aconselhamos a utilização de camada suporte, conforme abaixo:
- A taxa de filtração aconselhada é da ordem de 15 a 20 m³/m²/h;
- A taxa de retro lavagem indicada é de no mínimo 45 a 60 m³/m²/h;
- O produto trabalha bem com águas que tenham valores de pH acima de 7,5;
- Águas que contenham complexos orgânicos de degradação biológica e/ou vegetal de metabolismo bacteriano, deverão ser previamente cloradas (pré-cloração).