Monitoramento de Trihalometanos em Estações de Tratamento de Água

Resultado de imagem para chlorine treatmentTrihalometanos são subprodutos do tratamento de agua com a desinfecção com cloro, os trihalometanos são considerados cancerígenos e são a principal preocupação referente à contaminação em redes de abastecimento público é o monitoramento e controle de compostos orgânicos que possam provocar problemas de natureza estética e toxicológicos mesmo a baixas concentrações.

Os THM’s constituem um grupo de compostos orgânicos derivados do metano (CH4) em cuja molécula três de seus quatro átomos de hidrogênio foram substituídos por um igual número de átomos dos elementos halógenos (Cloro, Bromo e Iodo) e que são considerados cancerígenos. Os trihalometanos originam de matéria orgânica dissolvida que ocorre naturalmente na água, sobretudo da decomposição de materiais orgânicos bacterianos, algas e vegetais. Todos os precursores de THM’s possuem em sua composição estruturas aromáticas “ativadas”.

A reação de formação dos THM’s se inicia quando há o contato entre os reagentes (cloro e precursores) e pode continuar ocorrendo por muito tempo, enquanto houve reagente disponível.

HOCI(aq)+MON(aq)+Br(aq)↔THMs(aq)+SPD(aq)

Matéria Orgânica Natural Desinfetantes da base de Cloro Subprodutos de desinfecção
  • Ácido Húmico
  • Ácido Fúlvico
  • Cloro
  • Dióxido de Cloro
  • Hipoclorito
  • Trihalometanos
  • Ácidos Haloacéticos
  • Bromato
  • Clorito

Principais THM’s e Níveis Máximos pela Organização Mundial da Saúde – OMS

Fórmula Química Denominações
CHCl3 Triclorometano, Clorofórmio
CHBrCl2 Bromodiclorometano
CHBrCl Dibromoclorometano
CHBr3 Tribromometano, Bromofórmio
CHCl2I Dicloroiodometano
CHClI2 Clorodiiodometano
CHBr2I Dibromoiodometano
CHBrI2 Bromodiiodometano
CHI­3 Triiodometano, Iodofórmio

Níveis Limite de THM’s em diversos países:

País Trihalometanos  – µg/l (ppb )
Chile 200
Itália 30
França 100
Tailândia 100
Espanha 100
Austrália 100

Monitoramento para Estações de Tratamento

O MS2000 é baseado do princípio da Lei de Henry, que afirma que a quantidade de gás que se dissolve em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial desse gás. Significa que se você tiver um tanque fechado com uma proporção fixa de líquido e gás, após um determinado período, os componentes voláteis (no nosso caso, VOC: compostos orgânicos voláteis) atingirão um status de equilíbrio. Quando esse equilíbrio é atingido, a quantidade de moléculas de VOC’s na fase gasosa será proporcional à quantidade de moléculas de VOC’s na fase gasosa, assim poderá determinar a quantidade de moléculas de VOC’s na fase aquosa.Equipamentos de monitoração são importantes para que garantam o controle destes contaminantes.

Vale ressaltar que tal medição depende das condições de temperatura e pressão. Os TRIHALOMETANOS são VOC’s.

Instalação de Sensores de Monitoramento

Controle e Níveis de THM’s na Espanha no El Condado:

“O chefe de governo da Espanha em Jaén reuniu-se recentemente com os prefeitos de El Condado pra dizer-lhe que o projeto não apresenta impasses, além do fato de resolver um problema comum naquela região: cerca de 18.000 pessoas de 13 aldeias (sete municípios e seis aldeias ou distritos) foram 25 dias sem consumir água potável de suas torneiras porque o que saiu teve um alto nível de trihalometanos (THM) que ultrapassou os limites legalmente sanitários permitidos”.

Resultado de imagem para canal de isabel ii

“Ter dados em tempo real é essencial para melhorar a eficiência no uso da água.”

Em redes de abastecimento, esse controle é fundamental para não gerar riscos aos consumidores dessa água. Algumas redes pelo mundo (como o Canal de Isabel II) já possuem em sua instalação um sistema de monitoramento, visando aperfeiçoar essa distribuição. A medição e monitoramento inteligente da água oferecem uma ampla variedade de possibilidades para melhorar a eficiência no uso da água.