Filtro de Água e Aerador em Tanques e Lagoas de Peixes
A aeração possibilita o aproveitamento e incorporação de áreas como alagados, rios, represas, áreas escavadas, mangues, lagoas de contenção, lagoas aeradas e optativas. A aeração e uso de biofilme/mídia para controle de carga orgânica pode ser feita em qualquer lugar com estes equipamentos com pequeno gasto de energia apenas com a ajuda de sistemas biológicos naturais de purificação – os biofiltros.
Os biofiltros são eficientes para purificação e retirada de carga orgânica da água poluída. O biofilme SNatural absorve e abate carga orgânica equivalente a 30 a 40 kg de DBO por m3 por dia.
Instalações para elevadas produções sem troca de água devem contar com aeração abundante e uso de biofiltros para controle principalmente de amônia (NH4), nitrito (NO) e carga orgânica (DBO).
Sistema de Purificação – Biofilme
O sistema de purificação da água é feito com um aerador flutuante acoplado às unidades de biofiltração “colméias” de 0,5 x 1,0 m ou 1,0 x 1,0 m uma em cada lado do flutuador (desenho acima). O flutuador-aerador pode carregar 8 m3 de colméias acopladas.
O biofilme provê superfície de desenvolvimento para as bactérias “trabalharem” reduzindo a DBO – carga orgânica – e oxidar a amônia a nitrato (NO2). Cada m3 de biofiltro ou colméia é capaz de reduzir a DBO e amônia de 300 – 350 kg de peixe/biomassa. O biofiltro e o aerador são unidades de biofiltração que se completam. A nitrificação da amônia só se dá na presença de aeração abundante.
O biofilme provê superfície de desenvolvimento para as bactérias “trabalharem” reduzindo a DBO – carga orgânica – e oxidar a amônia a nitrato (NO2). Cada m3 de biofiltro ou colméia é capaz de reduzir a DBO e amônia de 10 a 15 pessoas/dia.
O biofiltro e o aerador são unidades de biofiltração que se completam. A nitrificação da amônia só se dá na presença de aeração abundante.
Resíduos Sedimentáveis
O tratamento de água e efluentes inclui, além de materiais dissolvidos como a amônia e carga orgânica, uma série de resíduos sólidos sedimentáveis que poderiam ser retirados do sistema para evitar dissolução e o lodo de fundo. Um filtro para este material particulado, em fibra de poliestireno lavável, para retirada periódica de residuos, pode ser acoplado ao sistema de biofiltro e aeração.
Esta filtração simples ajuda muito na melhoria a transparência da água e evitar a sobrecarga no biofiltro. O sistema é flutuante e de fácil manuseio. O sistema de filtração/aeração em conjunto permite a circulação constante da água.
Aeração
O aerador flutuante AF-SNatural oxigena a 1 m de profundidade (aparelho de 1 CV) ou mais fundo se necessário. O aerador esta projetado para limpar o fundo do tanque mantendo o lodo em suspensão e oxigenado. Esta situação aumenta o volume de tanque aproveitável.
O aerador pode ter 03 configurações: Aeração dispersa; Aeração dirigida e Aeração com biofilme.
O compressor de ar pode ser colocado sobre o aerador, numa plataforma ou localizado na margem.
Características do Aerador 3 em 1
- Menor relação KWH/kg de O2;
- Movimentação de água;
- Desestratificação;
- Ausência de óleo e lubrificação;
- Silencioso;
- Sem Aerossóis;
- Tamanho de bolha de 1-3 mm;
- Aeração de profundidade;
- Movimentação contínua da água;
- Mais oxigênio/CV instalado;
- Não causa erosão no fundo;
- Reduz o lodo, amônia e DBO;
- Aumento da área útil do viveiro;
- Filtração de fezes, lodo e algas.