Pulgão – Características e Pragas
A maioria dos pulgões, conhecidos também como afídeos, não possuem asas e seu corpo é ovalado. Os poucos indivíduos com asas em uma colônia são responsáveis pela dispersão da praga e possuem dois pares de asas membranosas e transparentes. Pulgões são fáceis de serem identificados através da observação direta na camada externa da fuligem preta de fungos que crescem na substância doce secretada (excremento). Atacam as roseiras, principalmente nos brotos novos e tenros, onde sugam a seiva para sua alimentação, causando o enrolamento das folhas e atrofiamento dos brotos, prejudicando sensivelmente a planta. Quando a infestação é intensa, atacam, também, os botões florais novos, atraindo ainda, pelo líquido açucarado que expelem, as formigas, favorecendo o desenvolvimento da fumagina. Sugam seiva, causam amarelecimento e retorcimento de ramos e de folhas, transmitem vírus e possibilitam ainda o aparecimento da fumagina. Algumas espécies importantes são Capitophorus rosarum, Macrosiphum rosae, Brevicoryne brassicae, Aphis gossypii e Myzus persicae.
Aplicações do Fertilizante Natural para Viveros e Jardinagem
- Carreador de nutrientes essenciais.
- Liberação lenta de nutrientes, facilitando sua retenção e aumentando sua disponibilidade no solo, para ser absorvido pelas plantas.
- Alta capacidade de concentração de água.
- Misturado com o solo, garante a aeração necessária para favorecer a respiração das plantas e dos microrganismos que intervêm na decomposição do material orgânico.
- Facilita a drenagem e evita a compactação dos solos.