Resinas de Troca Iônica

Ficha Técnica

Resinas de troca iônica são produtos obtidos artificialmente (copolímeros sintéticos).

Fornecimento: Embalagens de 25 litros.

* A retro lavagem pode ser feita semanalmente

Aplicação

Aniônica: Fabricada para dar alta vazão de operação e economia de água em diversas aplicações. É utilizada principalmente em desmineralização de água. A estrutura desse tipo de resina pode conter um grupo funcional quaternário de amônio, formando resinas fortemente básicas, ou um grupo funcional de aminas terciárias, originando resinas fracamente básicas.

Catiônica: Utilizada para abrandamento de água devido a sua versatilidade e eficiência de regeneração. Todas as resinas catiônicas (R-H ou R-Na) podem ser consideradas fortes ou fracas. As resinas catiônicas fracas possuem em sua estrutura grupos funcionais carboxílicos (proveniente de ácido carboxílico); já as resinas catiônicas fortes possuem grupos sulfônicos (proveniente de ácido sulfônico) em sua estrutura.

Resinas Adsorventes

As resinas adsortivas não possuem em sua estrutura grupos funcionais e consegue adsorver melhor em sua superfície polimérica moléculas de compostos orgânicos indesejáveis que estão contidos em uma solução ou algum produto que necessite de purificação. As resinas são utilizadas para remoção de odor e sabor em soluções aquosas.

Resinas Catalíticas

Resinas catalíticas são copolímeros macroporosos que possuem capacidade de agir como catalisadores para aplicações de alguns processos químicos.

Desmineralização

Define-se por desmineralização “processo em que se remove os sais minerais da água a partir do princípio de troca iônica”. Somente substâncias que se ionizam em água podem ser removidas através de resinas trocadoras de íons.

Os cátions como cálcio e magnésio removem-se com resinas catiônicas (ciclo do hidrogênio), enquanto que ânions como cloretos, sulfatos e nitratos são removidos com resinas aniônicas.

Imagens: