Separador de Água Óleo para Tratamento de Água

Como Funciona o Separador de Água Óleo (SAO)

Separador de Água e Óleo em Alvenaria

A poluição da água pela presença de óleos, gorduras e graxas é danosa à vida aquática porque reduz a penetração de luz na água e impede a oxigenação natural. Seu lançamento no meio ambiente é altamente poluente e regulamentado.  Na foto ao lado um separador água óleo em alvenaria.

Nos Separadores Água Óleo SNatural a água desarenada entra em contato com a mídia oleofílica que agrega as microgotas possibilitando a remoção. O Separador Água Óleo pode ser constituído de mais um tanque, de acordo com a necessidade de remoção de sedimentos, onde se localiza uma bolsa filtrante removível feita de Bag Geotêxtil e lavável.

Qualquer Separador Água Óleo não funciona corretamente se houver presença de óleo emulsionado ou dissolvido. A emulsão água-óleo existente deverá ser quebrada com uso de quebradores de emulsão ou desemulsificantes antes de entrar no SAO.

Em um SAO se reduz a velocidade do efluente oleoso de forma a permitir que a gravidade separe o óleo da água. Como o óleo tem uma densidade menor que a da água, ele flutua naturalmente, se tiver tempo, para então se separar fisicamente. A lei de Stokes evidencia a taxa de separação. Os principais fatores que afetam a taxa de separação são: O tamanho da gota de óleo, a densidade do óleo e a temperatura. Outros parâmetros de dimensionamento são: Vazão, turbulência e tamanho das partículas do óleo e contaminantes.

O Separador Água e Óleo (SAO) funciona em presença de óleo não emulsionado, utiliza placas coalescentes ou outras mídias lipofílicas fazendo flutuar o óleo no meio aquoso.

O funcionamento de um separador água óleo é afetado por:

  • Tamanho da gota existente;
  • Densidade do óleo e temperatura;
  • Vazão e turbulência no meio.

Separador de Água e Óleo – Processo de Tratamento

Um Separador Água e Óleo comum é dividido num compartimento de recepção, que retém o lodo mais pesado e parte do óleo já separado, um segundo compartimento para contato entre o óleo e mídia coalescente, e, um último estágio, onde se faz a separação da água limpa no fundo do tanque e do óleo na superfície.
Águas com sedimentos (areia e argilas) diminuem a eficiência do SAO e devem ser removidos antecipadamente.

O Separador Água e Óleo (SAO) é usado para tratar águas contaminadas provenientes de:

  • Processo de Separação Água e óleoáreas de manutenção e lavagem de veículos e máquinas;
  • oficinas;
  • águas de lavagem de piso de fábrica;
  • aeroportos e ferrovias;
  • estacionamentos;
  • áreas de circulação de veículos, etc..
SAO - Mídia SNatural

SAO – Mídia SNatural

Para aumentar o tamanho das partículas oleosas, utiliza-se um meio coalescente (placas de polipropileno); as gotas de óleo aderem à superfície oleofilica e agrupam-se formando uma gota de maior diâmetro saindo do meio aquoso mais facilmente. Os sólidos e sujeira mais facilmente decantados sedimentam no primeiro tanque. Com utilização das placas coalescentes a velocidade de ascensão de uma gota é reduzida, até que atinja a superfície superior das placas e deslize para cima, a medida que coalesce com outras partículas.

Uma gota com 0,1 mm demora 12 vezes menos para ascender a uma mesma altura, em um corpo líquido, que uma gota de 0,02 mm.

Filtração de Resíduos por Bag Filtrante

Saco de Filtração para tratamento preliminar: os tanques podem ser equipados com sacos de tecido para facilidade de descarte de resíduos como lodo ou areia, para garantia de melhor funcionamento.

Processo de Filtração com Bag Geotêxtil para o Separador de Água e Óleo

Características de Fabricação dos Tanques e Regulamentações para os Separadores de Água Óleo

O separador água óleo (SAO) atende as exigências da NBR 14.605 “Posto de Serviço – Sistema de drenagem oleosa”, NBR 14.063 Óleos e graxas – Processos de tratamento em efluentes de Mineração e do CONAMA 430, que limita em 20ppm a concentração máxima de óleos e graxas na saída das caixas. Construídos em polipropileno, são resistentes a produtos químicos agressivos e às intempéries (radiação UV).

Modelos e Características do Separadores de Água Óleo

Principais Usos do Separador de Água e Óleo

  • Área de manutenção e lavagem de Veículos e máquinas;
  • Oficinas;
  • Águas de lavagem de piso de Indústria;
  • Aeroporto e Ferrovias;
  • Estacionamentos;
  • Áreas de Circulação de veículos e etc..

Funcionamento do Separador de Água Óleo em Estação de Tratamento de Efluente

Instalações de Separador de Água e Óleo da SNatural e Instalações Convencionais

Instalação SNatural

Instalação SNatural

Instalação SNatural

Sao – Lava-Rápido

Instalação Convencional

Instalação Convencional