Separador de Água Óleo para Tratamento de Água
Como Funciona o Separador de Água Óleo (SAO)
A poluição da água pela presença de óleos, gorduras e graxas é danosa à vida aquática porque reduz a penetração de luz na água e impede a oxigenação natural. Seu lançamento no meio ambiente é altamente poluente e regulamentado. Na foto ao lado um separador água óleo em alvenaria.
Nos Separadores Água Óleo SNatural a água desarenada entra em contato com a mídia oleofílica que agrega as microgotas possibilitando a remoção. O Separador Água Óleo pode ser constituído de mais um tanque, de acordo com a necessidade de remoção de sedimentos, onde se localiza uma bolsa filtrante removível feita de Bag Geotêxtil e lavável.
Qualquer Separador Água Óleo não funciona corretamente se houver presença de óleo emulsionado ou dissolvido. A emulsão água-óleo existente deverá ser quebrada com uso de quebradores de emulsão ou desemulsificantes antes de entrar no SAO.
Em um SAO se reduz a velocidade do efluente oleoso de forma a permitir que a gravidade separe o óleo da água. Como o óleo tem uma densidade menor que a da água, ele flutua naturalmente, se tiver tempo, para então se separar fisicamente. A lei de Stokes evidencia a taxa de separação. Os principais fatores que afetam a taxa de separação são: O tamanho da gota de óleo, a densidade do óleo e a temperatura. Outros parâmetros de dimensionamento são: Vazão, turbulência e tamanho das partículas do óleo e contaminantes.
O Separador Água e Óleo (SAO) funciona em presença de óleo não emulsionado, utiliza placas coalescentes ou outras mídias lipofílicas fazendo flutuar o óleo no meio aquoso.
O funcionamento de um separador água óleo é afetado por:
- Tamanho da gota existente;
- Densidade do óleo e temperatura;
- Vazão e turbulência no meio.
Características de Fabricação dos Tanques e Regulamentações para os Separadores de Água Óleo
O separador água óleo (SAO) atende as exigências da NBR 14.605 “Posto de Serviço – Sistema de drenagem oleosa”, NBR 14.063 Óleos e graxas – Processos de tratamento em efluentes de Mineração e do CONAMA 430, que limita em 20ppm a concentração máxima de óleos e graxas na saída das caixas. Construídos em polipropileno, são resistentes a produtos químicos agressivos e às intempéries (radiação UV).
Modelos e Características do Separadores de Água Óleo
Principais Usos do Separador de Água e Óleo
- Área de manutenção e lavagem de Veículos e máquinas;
- Oficinas;
- Águas de lavagem de piso de Indústria;
- Aeroporto e Ferrovias;
- Estacionamentos;
- Áreas de Circulação de veículos e etc..