Estação de Tratamento de Água – ETA – Reatores Físico e Químicos
ETA´s – Reatores Físico e Químicos
O tratamento físico-químico da água e efluentes é usado principalmente para:
- Controlar poluentes não removidos por processos biológicos convencionais;
- Fazer o tratamento de água potável das Estações de Tratamento de Água (ETA´s) ;
- Reduzir a carga orgânica precedendo o tratamento biológico diminuindo o dimensionamento da ETE.
No processo, o misturador hidráulico recebe os produtos químicos e inicia o processo de coagulação; após a dosagem e mistura dos produtos químicos com a água no misturador hidráulico, a água é enviada ao floco decantador e, por gravidade, dá-se a floculação e a decantação.
Produtos químicos como coagulantes e auxiliares de floculação como o Sulfato de Alumínio, a cal hidratada ou virgem, gesso, reguladores de pH e de alcalinidade, são também usados.
O tratamento físico-químico promovido na ETA (Estação de Tratamento e Água) transforma uma água de lago, rio, água de chuva, etc., em água potável. Curtumes, indústria têxtil e indústria de celulose e papel, empregam o processo para retirar poluentes inorgânicos, materiais insolúveis, metais pesados, material orgânico não biodegradável, sólidos em suspensão, cor, etc…
O Processo físico-químico, retira também poluentes como o fósforo orgânico solúvel, nitrogênio, matéria orgânica (DBO), DQO, bactéria e vírus, sólidos em suspensão, sólidos coloidais e soluções que contribuam para turbidez. Umas das aplicações mais nobres é o uso para produzir água potável.
A SNatural desenvolve projetos específicos para Tratamentos Físico – Químicos de água e efluentes.