Turfa Orgânica para Controle de Derrame de Óleo
Controle de Derrames de Óleo
A Turfa SNatural é utilizada na remoção de óleo disperso em água proveniente de derramamentos e vazamentos. As fibras encontradas em sua estrutura microscópica encapsulam os hidrocarbonetos e não absorvem a água e mesmo saturado, não permite lixiviação. A cera natural liberada pelas células da turfa evita tanto que o hidrocarboneto lixivie quanto que a água seja absorvida. Ao final de sua utilização, a película formada pela ação dessa fibra orgânica é facilmente removida tanto manualmente quanto com uso de algumas ferramentas, como por exemplo, peneiras. O descarte do material já saturado pode ser destinado à incineração ou reaproveitamento em outros processamentos. Sua composição biodegradável garante a consideração e preservação para com o meio ambiente.
Características da Turfa Orgânica
A turfa é um composto 100% natural, biodegradável formada por Sphagnum, um grupo de musgos encontrados em regiões pantanosas, com teor entre 70 a 90% de matéria orgânica consistindo basicamente de ácido húmico, ácido fúlvico e humina.
Não absorve água, ao contrário da areia, pó de serra, pó químico e outros materiais, mas unicamente óleos, derivados de hidrocarbonetos, solventes, etc. e produtos químicos diversos. Por ser hidro-repelente, a turfa possui maior capacidade de absorção e encapsulamento das substâncias que devem ser contidas, recolhidas e descartadas. A taxa de absorção da turfa é de até 6 vezes o valor do seu peso. Absorção de 6 litros de óleo para cada 1 kg de turfa orgânica.
A turfa é mais barata que as outras soluções do mercado (mantas, fibras, tapetes sintéticos, cinza vulcânica, etc), e possui amplo prazo de validade e facilidade de armazenamento. Além de maior eficiência, a turfa, mais leve, facilita o deslocamento e a agilidade de aplicação e descarte quando não utilizada como combustível para queima.
Descarte da Turfa Orgânica no Meio Ambiente
Devido à sua composição, pode ser imediatamente usada como combustível para queima ou descartada em aterros sanitários, sendo desnecessários cuidados especiais. Não necessita de pessoal especializado para aplicação, visto que a turfa é 100% natural e orgânica e sua queima não produz toxicidade.