Tratamento de Água de Lagos e Efluentes com Difusores e Aeradores

Sistema de Aeração por Ar Difuso para ETE e ETA

A aeração é talvez a prática de tratamento de água mais conhecida pela humanidade. O oxigênio dissolvido na água é de fundamental importância pois é consumido por animais aquáticos como os peixes e camarões, microrganismos como algas, bactérias, fungos, etc., que habitam a água e que utilizam o oxigênio em seu sistema orgânico e reprodutivo.

Quando a população destes microrganismos aumenta por uma abundância repentina de alimentos/matéria orgânica, eleva também o consumo ou demanda por oxigênio na mesma proporção e, como o estoque de oxigênio na água é relativamente constante e limitado, vai faltar aos peixes e ou camarões matando-os.

Com a queda de oxigênio na água propicia-se o desenvolvimento de microrganismos anaeróbios originando gases como o gás sulfídrico e outro causando mau odor. A aeração artificial é, portanto, necessária quando se tem um desiquilíbrio por excesso de alimento, normalmente matéria orgânica ou outro tipo de poluente no meio ambiente aquoso.

O sistema de ar difuso por membrana entre vários sistemas usados para colocar ou dissolver oxigênio na água, representa uma evolução no setor, que se caracteriza pelo baixo consumo de energia (redução de 40%) e rusticidade. Desde os anos 80, quando foi aprimorado, passou a ser o sistema de escolha para tratamento de efluentes industriais e esgotos domésticos por produzir bolhas pequena a grandes profundidades.

De uma maneira geral o processo de oxigenação por ar difuso ou por qualquer outro sistema de oxigenação é influenciado pelo tamanho da bolha, temperatura da água, salinidade, sólidos dissolvidos ou em suspensão e altitude.

Oxigenação mecânica para Tratamento de Efluentes

A aeração artificial em lagos com profundidade acima de 4 m, melhora o teor de oxigênio dissolvido, que mesmo com boa transparência, cai abruptamente a partir de 1 m de profundidade.

O tratamento de efluentes industriais e domésticos com a aeração reduz a eutrofização de corpos de água e a disponibilidade de nutrientes (fósforo e nitrogênio), promovendo crescimento desordenado de plantas aquáticas, algas verdes, odores e morte de peixes. Pequenos aumentos de fósforo e o nitrogênio, acima de 0,05 e 0,5 ppm, permitem que as plantas se desenvolvam sem controle e atrapalhem a navegação de rios e lagos, levem a florações de algas verdes com prejuízo visual e mortandades de peixes por falta de oxigênio.

A aeração propicia a oxidação dos sedimentos orgânicos e aumenta a zona de ocupação para os peixes que, no fundo, não encontravam bom pH, oxigênio e demais condições de vida.

A aeração, coloca o lodo de fundo em movimento facilitando sua oxidação e digestão; promove a ondulação constante na superfície aumentando a oxigenação superficial; aumenta as correntes internas no corpo de água promovendo mistura e aeração distribuída; remove gases tóxicos e odor como o gás sulfídrico (H2S) e o gás carbônico (CO2), etc.

A aeração de águas profundas com difusores de ar em lagos e reservatórios estratificados é uma alternativa de manejo eficaz. Com a aeração aumentam-se as concentrações de oxigênio dissolvido (OD) na água e desestratifica as camadas térmicas e tróficas que se formam nas lagoas.

A aeração movimenta a água com a ondulação, tira o corpo de água da estagnação/estratificação, disponibiliza os nutrientes para todas as algas, inclusive as benéficas, comestíveis, que realmente melhoram a cadeia alimentar, promove a biodiversidade e melhora a saúde ecológica geral do lago e principalmente, retira a vantagem evolutiva das cianofíceas em águas estagnadas de acesso à luz e nutrientes.

Revolução dos sistemas de Aeração – Aeração que vem do fundo

O soprador está conectado a um sistema de distribuição de ar, bolhas de 1 a 3 mm, formado por difusores planos formando uma grade de aeração produzindo de 800 a 1000 litros de ar/minuto/HP rebatida por uma parede inclinada dirigindo o fluxo para a frente, a alta velocidade, permitindo um tempo maior de contato com a água e facilitando a solubilidade do ar na água.

Aeração por Ar Difuso e suas Aplicações Tradicionais

A aeração por ar difuso utiliza uma serie de equipamentos que são basicamente membranas perfuradas no formato de pratos ou tubulares. Além da produção de organismos aquáticos como camarão, peixes e pesque pagues, a aeração é usada em tanques de tratamento de água, reatores biológicos por lodo ativado e lagoa de aeração devido à sua maior eficiência em termos de quantidade de oxigênio dissolvido por KWH na unidade de tempo.

Aerador de Fluxo Direcionado e suas Características

O aerador SNatural FD (fluxo direcionado) com ½, 1 ou 2 CV aera e movimenta toda a água de um tanque ou lagoa de até 2 hectares, reduz odores, melhora as condições para os microrganismos aquáticos melhora a transparência e a qualidade geral da água com economia de energia, ausência de aerossóis, silencioso e amigável no uso. Funciona com microbolhas do ar difuso que arrasta a água varrendo o fundo do tanque.

Utiliza compressores comuns e a manutenção inexiste por não ter engrenagens nem partes móveis. (Foto a baixo).

O aerador SNatural FD apresenta altas taxas de incorporação de oxigênio na água e é um eficiente controlador de detritos de fundo e misturador de água no lago ou tanque.
O uso do Aerador SNatural FD propicia uma melhor manutenção das condições aeróbias e qualidade de água, elimina as zonas mortas do tanque e proporciona maior oferta de oxigênio por todo o tanque e quando posicionado inicia um movimento de circulação da água do tanque podendo mover até 17.000 m³ num período de 24 horas. A aeração propicia uma troca/renovação de água constante.

O aerador SNatural FD trabalha desestratificando as camadas de água oxigenando a baixo custo. O movimento da água desestratifica as lagoas e elimina a zona morta do fundo onde o oxigênio dissolvido é zero.

Modelos de Difusores para Aeração de Lagos e Efluentes

Aeradores Tubulares

Aeradores Tubulares

Aeradores Tipo Prato

Aeradores Tipo Prato

Aplicações de Difusores para Aeração

  • Redução de Carga Orgânica (DBO/DQO)
  • Controle de Odor e Mosquitos
  • Clarificação da Água
  • Controle de Lodo de Fundo
  • Aeração Localizada
  • Controle de Algas Verdes
  • Aeração de Tanque Rede
  • Produção de Peixe e Camarões
  • Controle de Poluição de Rios

Benefícios da Aeração em Águas e Efluentes

  • Elimina a zona morta reduz nitrogênio e reduz a DBO/DQO
  • Não levanta Aerossóis
  • Enorme quantidade de água movimentada por hora (120 m³)
  • Materiais de construção resistente às intempéries: aço inox, PEAD e PVC
  • Desestratificação contínua do corpo de água
  • Aeração em Profundidade com microbolhas de 1 – 3 mm
  • A maior eficiência em fornecimento de oxigênio dissolvido por KWH
  • Livre de manutenção (não precisa de óleo e lubrificação ou troca de correias)

Sistema de Aeração por Difusores Tubulares e Autoafundantes

Aerador Autoafundante

Sistema de Aeração por Difusores Tubulares e Autoafundantes

Aerador Autoafundante

Sistema de Aeração por Difusores tipo Prato

Instalação de Difusores tipo Prato para aeração de Sistema de Tratamento de Efluente
Potência de Difusor tipo prato em aeração de lagos

Sistema de Aeração por Difusores tipo Prato